PPB Entrevista: Flávia Nunes
Nesta edição de Maio/2017 da série “PPB Entrevista”, Prof. Anderson Ozawa conversou com Flávia Nunes, profissional referência em prevenção de perdas para supermercados e atacados.
Destacada por sua capacidade técnica, serve de exemplo para os profissionais da área, principalmente para as mulheres que pensam que esta é uma profissão exclusiva para homens. Leiam com exclusividade aqui no Portal Prevenção de Perdas Brasil.
ANDERSON OZAWA: Flãvia, é um prazer ter sua participação em nosso Portal falando sobre sua experiência e história. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional
FLÁVIA NUNES: Comecei em uma grande rede de Hipermercados, incialmente na portaria, depois passando por vários cargos dentro da área de prevenção de perdas até chegar à sua gerência. Depois trabalhei em uma rede de supermercados menor, também ocupando cargos relacionados a prevenção de perdas, até que, a convite de Anderson Ozawa, passei a trabalhar em sua consultoria. Hoje sou diretora de minha própria consultoria, especializada em Prevenção de Perdas e Gestão de Varejo, utilizando como metodologia o Pentágono de Perdas.
OZAWA: Como você enxerga a Prevenção de Perdas no Brasil?
FLÁVIA: Ainda temos muito pra aprender nessa área. Muito se fala hoje em dia sobre Prevenção de Perdas, porém ainda estamos no início do caminho no país. Deixamos a desejar com profissionais, mal preparados e com o varejo bem limitado quando se fala em investimentos na área pelo varejo.
OZAWA: Qual foi seu projeto mais importante e quais foram os resultados obtidos?
FLÁVIA: Estive a frente de vários projetos importantes, porém há dois que mais me chamaram a atenção. Um deles foi em uma rede de supermercados no interior de São Paulo, onde implantamos a prevenção de perdas desde o início e pude acompanhar a formação e evolução em disciplinas de processos gerando indicadores em conjunto com a equipe de colaboradores do supermercado, acompanhando de perto cada detalhe que fazia a diferença na operação. O segundo foi acompanhar a evolução de processos de prevenção de perdas em uma rede de lojas de materiais de construção, muito interessante poder ver as diferenças de Varejo e suas reais necessidades
OZAWA: Quais são, em sua opinião, as características de um gestor de prevenção de perdas?
FLÁVIA: Na minha opinião ele tem que ter postura, conhecimento da área, idoneidade, foco, ser pró-ativo e disponibilidade para estar em permanente aprendizado.
OZAWA: Como, em sua opinião, a prevenção de perdas pode evoluir no Brasil?
FLÁVIA: A evolução só vira com o investimento e quando o varejo entender o quão necessário é manter uma área de prevenção de perdas da maneira correta. Somente assim teremos uma evolução significativa.
OZAWA: Baseado em sua experiência em consultoria, você enxerga espaço para esta atividade no assunto prevenção de perdas?
FLÁVIA: De acordo com os vários projetos já implantados e acompanhados por mim, as estatisticas e margens avaliadas mostram que temos espaço, de maneira positiva, o que precisando apenaa nos esforçar para melhorar a qualidade dos profissionais da área e mostrarmos a diferença do setor no varejo.
OZAWA: Quais boas práticas você pode compartilhar com nossos seguidores?
FLÁVIA: ser um setor de trabalho independente da área operacional, ter rotinas de trabalho com disciplina de processos e criar controles que dêem base para criação e analise de indicadores.
Oque mais desmotiva um profissional de prevenção de perdas é quando ele faz demais e recebe de pouco e ainda é obrigado a engolir sapos… Coisas absurdas faladas ao seu respeito e ele sempre se dedicando… Enfim, ninguém é motivado dessa forma.